segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia. MASETTO, Marcos T.


Reflexão sobre as questões: Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?

A tecnologia apresenta-se como meio para coloborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem, ou seja, ela tem sua importância apenas como um instrumento significativo para favorecer a aprendizagem de alguém. Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do Brasil. Mas, poderá colaborar no entanto se for usada adequadamente para o desenvolvimento educacional dos estudantes.
Para que isso aconteça é necessário que o professor assuma o papel de mediador pedagógico entre o aluno e as novas tecnologias, orientado-os nas suas atividades, colaborando para dinamizar a aprendizagem, trabalhando em equipe e junto com o aluno buscar os mesmos objetivos.
De início é importante o educador ter em mente que o uso das novas tecnologias só terá sucesso se as mesmas forem escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam, pois o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e de atitudes, portanto a tecnologia a ser utilizada deverá ser variada e adequada a esses objetivos.
As novas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação, uma vez que, o professor poderá usalá-las para dinamizar suas aulas, tornando-as mais interessantes, pois o uso das mesmas possibilita a exploração junto com os alunos de imagens, movimentos, acontecimentos em tempo real, curiosidades sobre o conteúdo disciplinar, entre outros.
Dessa forma todas as tecnologias sejam elas digitais ou eletrônicas devem ser entendidas e valorizadas numa perspectiva construcionista que pressupõe seu uso com uma característica de mediação pedagógica, incentivando a participação e o desenvolvimento do aprendiz, o intercâmbio de informações, de diálogo e de debate entre os alunos, uma utilização de técnicas e máquinas que permita vizualizar um problema, sua possível solução, discutir o processo, analisar criticamente a solução desejada, verificar se ela atendeu ao esperado, revê-la à luz de outras informações e ideias novas, registrar e documentar a experiência, comunicar-se sobre ela, analisá-la e criticá-la.
Portanto, é possível perceber a importância das tecnologias digitais ou eletrônicas,no processo de aprendizagem, mas não devemos nos esquecer que as mesmas apenas poderão coloborar com o desenvolvimento das pessoas quando utilizadas numa perspectiva de aprendizagem em que o aluno é o centro do processo, onde o professor desenvolverá uma mediação pedagógica que se explicite em atitudes que intervenham para promover o pensamento do aluno, implementar seus projetos, compartilhar prolemas sem apontar soluções, ajudando assim o aprendiz a entender, a analisar, testar e corrigir os erros.

4 comentários:

  1. Excelente reflexão Juliana!!
    Abs e sucesso!!!

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  2. Olá, sei q eh meio dificil, mas vc teria o texto original do Masetto digitalizado? Se tiver, por favor, vc poderia me enviar?

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  3. Olá

    Onde encontro o texto original?

    Obrigado.

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