A utilização de computadores na educação é muito remota. Somente em meados da década de 50 quando começaram a ser comercializados os primeiros computadores com capacidade de programação e armazenamento de informação, foi que apareceram as primeiras experiências de seu uso na educaçao.
No Brasil, a informática na educação, nasceu a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como Estados Unidos e França.
Com o surgimento dos microcomputadores, principalmente o Apple, foi possível uma grande disseminação dos mesmos nas escolas.
Diferentemente do que aconteceu na França e nos Estados Unidos, as políticas e propostas pedagógicas da informática na educação, no Brasil, sempre foram fundamentadas nas pesquisas realizadas entre as universidades e escolas da rede pública.
No programa brasileiro de informática na educação o papel do computador é o de promover mudanças pedagógicas profundas. E embora a mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as ações dos projetos de informática na educação, os resultados obtidos não foram suficientes para sensibilizar ou alterar o sistema educacional como um todo.
Dessa forma é possível perceber que até hoje não foi possível uma efetiva implantação dos computadores no sistema educacional brasileiro.
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